Prefeitura faz parceria com o SENAR, SEBRAE, ITESP e Sindicato Rural para capacitação de novos produtores rurais

A prefeitura municipal, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), vai desenvolver capacitações formativas, que devem seguir até o fim do ano de 2021, junto aos pequenos produtores rurais, com o intuito de prepará-los para a padronização da nova ‘Feira do produtor rural’, prevista para iniciar, somente depois da capacitação. Na semana anterior, a primeira reunião foi realizada, com o objetivo de apresentar a proposta a 15 produtores rurais. Ao todo serão 22 alunos, incluindo aqueles que trabalham como ajudantes dos agricultores.

“Estamos fazendo parcerias com iniciativas que tragam benefícios econômicos para o município e essa parceria, para formação dos novos produtores rurais, vem ao encontro dessa meta, por que, conforme já nos posicionou o prefeito Adauto Scardoelli, o escoamento dos produtos de hortifrutigranjeiros, produzidos pelos matonenses e para os matonenses, geraram economia, dentro do município”, avaliou Aparecido Ferrari, prefeito interino.

Neste sentido, o objetivo é capacitar os produtores rurais, para uma padronização do formato da nova ‘Feira’ do setor de hortifrúti, dando oportunidade para outros diferentes produtores, que vão vender em um dia diferente daquela feira que já existe, de maneira que todos possam organizar ‘stands’ de bambu, que terão ‘designer’ semelhantes, a fim de oferecer ao público consumidor, além da qualidade dos produtos, também a beleza estética durante as compras.

“É importante explicar que uma das características do programa, é gerar renda e economia sustentável, uma vez que os pequenos produtores vão vender seus produtos de hortifrúti 25% mais baratos do que os mesmos são vendidos em outros lugares”, salienta o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luiz Gonzaga Bussola.

Uma curiosidade sobre o perfil dos participantes, é a de que todos tem idade menor que 30 anos. De acordo com o diretor da Divisão de Política de Desenvolvimento, Vitor Aoki Raymundo, “o critério de seleção dos participantes considera se o agricultor vende os produtos que ele mesmo produz e se tem disponibilidade para participação efetiva nas capacitações que ocorrerão presencialmente”.

Estavam presentes no primeiro encontro de capacitação, entre os produtores rurais, representantes da prefeitura e do SENAR, bem como os vereadores Davison Tosadori e Dr. Luiz Francisco Pelanca, apoiadores da iniciativa.

O próximo encontro dos produtores rurais com o SENAR será no dia 29 de maio, sábado, das 9h às 12h, na Associação Comercial e Empresarial de Matão, situada a Rua Cesário Motta, 1290, Centro.