Prefeitura implanta Centro de Atendimento Especializado de Reintegração Social (CAERS)

Com o objetivo de prestar atendimento social a todos que necessitam, por meio de serviços, programas e benefícios dirigidos às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade ou risco social e pessoal, a Prefeitura de Matão, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social iniciou no mês de junho, um processo de implantação do Centro de Atendimento Especializado de Reintegração Social (CAERS).

O CAERS funciona através de uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogo, assistente social, advogado, auxiliar administrativo e coordenador de projetos, que dá apoio as equipes profissionais de todos os equipamentos públicos de atendimento as pessoas em vulnerabilidade social, a partir do desenvolvimento de ações voltadas aos seguintes núcleos: álcool e drogas; criança e adolescente; reintegração social; formação humana e profissional; terceira idade.

A ideia se firmou enquanto ação de tratamento a “questão social” no município de Matão, pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em consonância com os princípios e diretrizes da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS); Políticas Nacional de Assistência Social/Sistema Único de Assistência Social (PNAS/SUAS), também em conformidade com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.

As referidas intervenções sociais do CAERS se darão por meio de busca ativa; acolhimento e escuta qualificada; encaminhamento para a rede intermunicipal; visita técnica familiar; formação de grupos de apoio; reintegração social e atendimento psicológico. Esse respaldo deverá potencializar o trabalho das equipes do CREAS, CRAS, CAPS I e II, CAPS-AD e outras instituições sociais, com o objetivo de aprimorar a inclusão e a promoção social.

Trata-se de um método de trabalho bastante eficiente, no tratamento dos problemas sociais em apoio a rede já existente e seus programas de atendimentos, pois assim será possível: tando realizar um acompanhamento sistêmico do usuário em situação de acolhimento, como também estabelecer uma espécie de reavaliação do Plano de Atendimento Singular.

Para além disso, todo trabalho será documentado, em consonância com as políticas de atendimento do LOAS/PNAS/SUAS, cujo lema é “por uma sociedade mais justa e igualitária”.

A criação de um serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, também está prevista no planejamento do CAERS, bem como a recuperação e reintegração social de dependentes químicos, a fim de minimizar o impacto das drogas e promover a prevenção ao uso abusivo de substâncias psicoativas, para que dessa forma se possa auxiliar a família no contexto psicossocial.