Prefeitura inclui mais 8 membros ao “Boa Praça”

O projeto “Boa Praça” agora passa a ter 50 membros! Isso porque, esta semana a Prefeitura de Matão oficializou a adesão de mais 8 novos responsáveis pelo serviço de conservação e limpeza de praças e jardins em todo município. Foram também entregues os kits de trabalho (uniformes, ferramentas).

Voltado a idosos acima de 60 anos, o projeto tem caráter socioambiental e é realizado em parceria com a ONG OCARA. Com o objetivo de aperfeiçoar o desempenho dos “Boa Praça”, a equipe organizadora tem realizado treinamentos técnicos e motivacionais. Até agora ocorreram dois: no Parque Ecológico e na Casa Pipa. Esta semana, planeja-se o terceiro encontro, para aprimoramento. O biólogo e educador ambiental Anderson Barbosa tem se deslocado até as praças e realizado também orientações práticas.

Durante a reunião mediada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável foi reforçado sobre o perfil ideal, bem como as atribuições desses trabalhadores.

O “Boa Praça” tem direitos e deveres: deve cuidar da limpeza e conservação das praças, em harmonia com os frequentadores (crianças e familiares) de modo que conquiste a aceitação e o respeito da comunidade. Não deve se colocar em risco de acidentes e nem ousar carregar pesos ou subir em escadas. É livre para escolher horários de trabalho que sejam mais adequados a sua saúde e bem-estar.

A fim de garantir a continuidade, ainda que mudem os governos, o atual poder executivo criou o Projeto de Lei n° 0117/2021. Vale lembrar que cada membro recebe uma ajuda de custo de R$ 500,00 em dinheiro mais um vale-alimentação de R$ 500,00.