Prefeitura inicia campanha “A escola no controle da Dengue”

A iniciativa da Secretaria de Saúde tem a finalidade conscientizar os cidadãos quanto as suas atribuições, além de mobilizar as unidades de ensino a desenvolverem ações que envolvam os alunos e toda a comunidade em atividades lúdicas como recreações, gincanas e competições, direcionadas a práticas que incentivem a eliminação de criadouros e, consequentemente, a proliferação mosquito “Aedes Aegypti”, responsável pela transmissão de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.

A proposta organizada pelas equipes do Departamento de Controle de Vetores, sugere a arrecadação de materiais como plásticos, metais, papéis e demais itens inservíveis. A unidade que coletar o maior número de volume/peso, será contemplada com o prêmio principal, sendo uma TV e um passeio ao Zoológico. Também recebem outras premiações a segunda e terceira colocada.

Nesta segunda-feira (06), a responsável pela Informação, Educação e Comunicação do Controle de Vetores, Cibele Tiossi Sarubi, esteve no CAIC, onde foi recebida pela diretora Adreana Paula Santana, e acompanhou as primeiras arrecadações feitas pelos alunos Enzo Bossini e Caio Henrique Gonçalves, do 5º ano B.

“Conduzir este trabalho depende de várias ações coletivas e a criação de estratégias como esta, onde os alunos são conscientizados de maneira divertida, porém, muito responsável. Desejamos que todos se envolvam para que possamos vencer e nos livrar o quanto antes deste problema tão sério que é a Dengue”, afirmou o prefeito Cido Ferrari.

De acordo com as normas ambientais, a orientação é que estes materiais sejam separados e armazenados em bags/sacos plásticos, sendo que as bags foram entregues às escolas por Cooperativas parceiras. As empresas também são responsáveis por contabilizar e arrecadar os volumes ao longo das semanas.

“Esta campanha educativa possibilita uma grande abrangência na atuação de parceria entre o poder público e a sociedade, pois os alunos ficam entusiasmados com a competição, mobilizam toda a família e, ao mesmo tempo, aprendem e nos ajudam. Desta forma, eles tornam-se agentes multiplicadores neste trabalho de proteção ao seu ambiente de convívio”, explicou o secretário da Saúde, Ademir de Souza.

Participam da campanha 11 escolas entre públicas e privadas, sendo elas: Escola Estadual Odone Belline; EMEF. “Prefeito Celso de Barros Perche”, o CAJU; EMEF. “Benta Maria Ragassi Scutti”, o CAIC; Escola Estadual “Ernesto Masselani”; Escola Estadual “Profª. Chlorita de Oliveira Penteado Martins”; EMEF. “Prof. Helena Borsetti”; EMEF. “Prof. Antônio Carlos Manzini”; EM. “Adelino Bordignon”; Colégio Madre Leônia; Escola Estadual “Dr. Leopoldino Meira de Andrade”; e Escola Estadual “Deputado João Salgado Sobrinho”.

A premiação será de acordo com a seguinte classificação:

1º lugar:

01 TV (para a escola)

01 passeio com os alunos ao zoológico (para a turma).

2º lugar:

-01 micro-ondas (para a escola)

-01 bicicleta (para o aluno).

3º lugar:

– Kit de materiais esportivos (para a escola)

-01 Aparelho celular (para o aluno).