Prefeitura inicia Reforma Administrativa após 25 anos

Prefeitura inicia Reforma Administrativa após 25 anos

A Prefeitura de Matão com o objetivo de levar a administração pública para novos, modernos e eficientes patamares de gestão, iniciou através da Secretaria de Administração, Fazenda e Controle Interno, a formação de uma equipe composta por elementos técnicos, que devem conduzir a Reforma Administrativa Municipal.

A reforma em questão visa modernizar o organograma das secretarias, bem como rever legislações, que geram ações judiciais, terminam em precatórios ou na ampliação dos gastos com folha de pagamento e indenizações.

A última grande reforma foi executada em 1997 pelo então prefeito Adauto Scardoelli, ou seja, há quase 25 anos, quando a partir dela, foram executadas alterações importantes e adequadas para àquela época.

Entretanto, após todo este período, a referida legislação tornou-se muito complexa e segmentada, já que as soluções e estruturas que ela trouxe anteriormente, não correspondem integralmente a atual realidade.

Além da necessidade de modernização e melhoria da eficiência, também é necessário elaborar uma nova estrutura que atenda aos princípios constitucionais e as demais legislações em vigência.

Em reunião realizada na terça-feira (05), o prefeito Cido Ferrari e todo o seu secretariado deram o “start” deste projeto, com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM, que conduzirá os trabalhos para elaboração da Reforma Administrativa da Prefeitura de Matão.

Nesta reunião que se estendeu até o dia seguinte, cada secretário pôde debater com os consultores do Instituto sobre as deficiências, problemas e a estrutura de cada Secretaria, para a partir deste mapeamento, criar soluções e potencializar a eficácia dos processos de trabalho de cada setor da Administração Municipal.

“Estamos realizando um trabalho profundo na modernização da nossa estrutura administrativa para a Prefeitura se adequar as Leis em vigor e aperfeiçoar da melhor forma o trabalho de cada secretaria. Lembro que o último gestor que teve a visão de realizar uma reforma neste nível foi nosso saudoso prefeito Adauto, e agora temos a oportunidade de mais uma vez debater este importante tema”, define o prefeito Cido Ferrari.

Além da reforma administrativa, a Prefeitura de Matão também vem elaborando a modernização do Código Tributário; do Plano Diretor de Tecnologia da Informação; da Transformação Digital da Administração Pública e a implantação da “Cidade Digital”.

Segundo o Secretário de Administração, Fazenda e Controle Interno, Willian Di Gaetano Bassi, Matão está entrando em um momento importante de eficiência e modernização da gestão pública. “Estamos elaborando um conjunto de reformas que darão maior efetividade das ações da Prefeitura, além da implementação de grandes projetos visando a informatização dos processos da administração municipal. Todo nosso esforço está voltado em criar um governo eficiente e sustentável pensando sempre no futuro e no desenvolvimento de nossa cidade”, enfatiza

Sobre o IBAM

O Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM – é uma associação civil sem fins lucrativos, criada em 1º de outubro de 1952, com sede no Rio de Janeiro. Sua fundação recebeu o apoio das associações municipais e dos movimentos relacionados ao municipalismo brasileiro.

A ação do Instituto visa fortalecer e aprimorar as capacidades dos diversos atores – governo e sociedade – criando condições favoráveis para que atuem conjuntamente na modernização das estruturas de gestão municipais, na melhoria da qualidade ‘urbano ambiental’ das cidades, e, ainda, sobre as potencialidades de desenvolvimento econômico local, com foco na inclusão social e no desenvolvimento sustentável.

Com os governos municipais, em particular, o IBAM vem construindo com as bases de uma cultura administrativa empreendedora, inovadora e voltada não apenas para um comportamento ético e responsável, como também para um ‘mais alto’ padrão de desempenho, capaz de gerar melhores serviços públicos.

O IBAM atua tanto no Brasil como no exterior, com forte presença na América Latina e nos países africanos de língua portuguesa.

A missão do IBAM é promover – com base na ética, transparência e sem vínculo político-partidário – o desenvolvimento institucional da Administração Pública, especialmente a municipal, fortalecer sua capacidade de formular políticas, prestar serviços e fomentar o desenvolvimento, objetivando uma sociedade democrática e justa.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Vagas PAT Matão

16/04/2024 1) MECÂNICO DE MANUTENÇÃO CURRÍCULO PARA: financeiro@cardimix.com.br ESCOLARIDADE NÃO...

Vagas PAT Matão

12/04/2024 1) MECÂNICO DE MANUTENÇÃO CURRÍCULO PARA: financeiro@cardimix.com.br ESCOLARIDADE NÃO...

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?