Prefeitura instala lâmpadas de led para ampliar iluminação e gerar economia

Em mais uma medida de economia deste governo, a Prefeitura de Matão iniciou neste mês de julho o serviço de troca de lâmpadas de ‘vapor sódio 250 watts’ para ‘led 150 e 180 watts’. O plano é percorrer, primeiramente, as principais avenidas, por onde circulam o maior número de veículos, leves e pesados, incluindo ciclistas e pedestres.

“Decidimos trocar a iluminação, para economizar energia e clarear as avenidas, que estavam muito escuras. Nossa vontade é poder fazer a troca dos antigos modelos para lâmpadas de led, em todo município, a partir de um planejamento, que deverá considerar a economia gerada de forma sustentável, para inclusive trazer mais segurança, pois têm muitos matonenses que trabalham neste período e precisam circular com maior tranquilidade”, avaliou o prefeito Cido Ferrari.

Agora as avenidas mais utilizadas da cidade estão iluminadas. A troca da iluminação para led iniciou na Vicinal Orlando José Scutti, seguiu para a Avenida José Gonçalves, Avenida João Marchesan, Avenida Baldan, Avenida Júlio Scutti, até a Rua Alexandre dos Santos Pires. Da mesma forma foi realizado a troca de lâmpadas na Avenida Trolesi, exatamente no trecho entre a Avenida Baldan e Rotatória Narciso Baldan.

Segundo Paulo César Rodrigues Esteves, responsável pelo setor de Divisão de Manutenção Elétrica e Hidráulica, “paralelas a estes serviços de substituição de 355 luminárias de led, foram atendidos, desde o começo do ano até o momento, 3175 pedidos de reparos pelo aplicativo e através de ligação telefônica, em praças, ruas, prédios públicos e pista de caminhada.”

Os reparos consistiram na troca dos seguintes itens: lâmpadas reatores; base do relé fotoelétrico e o relé; suporte para fixação da luminária e conexões de cabeamento elétrico, sendo que em alguns outros pontos da cidade, além das avenidas, já foram também trocadas as luminárias convencionais por luminárias de led”, detalhou Esteves.

Para cadastrar notificação de falta de iluminação, o munícipe pode baixar o aplicativo (APP) no celular “Matão iluminação pública”, identificado pelo Brasão da Prefeitura. Uma vez feito isso, basta clicar em “cadastrar notificação”. Neste APP deve ser incluído o nº do georreferenciamento, encontrado em todos os postes públicos. Outras notificações ou esclarecimentos podem ser informados pelo telefone 3383-4065.