Prefeitura intensifica ações contra escorpiões

Mesmo nos dias de temperaturas mais amenas, fora do período de verão, a Prefeitura de Matão mantém um intenso trabalho preventivo de medidas contra escorpiões. Entre as atribuições das equipes de Controle de Vetores e da Vigilância Sanitária, estão os serviços de dedetização, intervenções em áreas onde existam registros de seu aparecimento e campanhas orientativas, junto à comunidade e escolas.

Em nossa cidade, estas ações de combate também são permanentes e acontecem com o apoio do registro de notificações da população. A orientação da Secretaria da Saúde é que, se o animal for localizado dentro da residência, é necessário que o morador entre em contato com as equipes do Controle de Vetores e da Vigilância Sanitária.

Ao identificar o local, primeiramente os profissionais da Saúde colocam em prática um protocolo que compreende a verificação dos ambientes e as condições que favoreçam o surgimento e o abrigo deste invertebrado. Na sequência, os agentes da Saúde orientam os moradores sobre a prevenção de acidentes e aplicam o inseticida pela área externa da residência.

Temperaturas quentes e chuvosas propiciam as melhores condições climáticas para o animal que sai em busca de lugares secos. Escorpiões que habitam no meio urbano se alimentam, principalmente, de baratas. Portanto, seu aparecimento também é comum em locais próximos de áreas de grande concentração de materiais e com acúmulo resíduos e lixo.

Sua proliferação também é comum em tubulações, frestas de pedras, barrancos, paredes, muros, ralos, madeiras e forros.