Prefeitura lança programa de atenção à saúde da gestantes e do bebê

A Secretaria da Saúde de Matão lançou nesta quarta-feira (23), um programa de atenção voltado à saúde das gestantes, o “Fala Gestante”. Mensalmente, uma equipe multiprofissional formada por médicos, psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde receberão as mamães nas unidades do Estratégia Saúde da Família (ESF’s), para orientá-las sobre temas ligados à Saúde da mulher e do bebê.

Entre os compromissos da agenda do dia, o prefeito Cido Ferrari esteve nos dois primeiros encontros. O primeiro aconteceu durante a manhã no ESF do Residencial Cadioli e o segundo, à tarde, no Distrito de São Lourenço do Turvo. “Este Programa foi bem estruturado por nossas equipes, que sempre buscam criar estratégias que atendam as demandas da comunidade matonense. Nossa intenção é sempre cuidar das pessoas, e o trabalho preventivo e orientativo é essencial neste sentido”, disse o prefeito Cido Ferrari.

Em 2021, através do Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital Carlos Fernando Malzoni, foram realizados 164 partos normais e 417 cesárias, sendo a maioria das mães atendidas pela Rede Municipal de Matão. Os números mostram o grande número de mulheres e bebês que são acompanhados mensalmente pelas equipes da Prefeitura de Matão.

Criar vinculo entre as mulheres grávidas e os profissionais da saúde, ofertar um pré-natal de qualidade e humanizado, evitar riscos à saúde, esclarecer dúvidas, promover trocas de experiências e levar mais informações sobre todos os tipos de recursos disponíveis na Rede Básica da Saúde, está entre os principais fatores desta iniciativa.

O “Fala Gestante” tem o intuito de atrair o maior número de participantes para que, dessa forma, elas saibam mais sobre a importância de realizar o pré-natal, desde o início da gestação. “Percebemos que algumas procuram o acompanhamento médico tardiamente, outras não comparecem com frequência ao consultório ou deixam de fazer exames e seguir as recomendações. Estas atitudes podem refletir negativamente, acarretar patologias maternas e fetais e demais consequências graves que podem ser evitadas . Portanto, o pré-natal é um planejamento de vida a ser seguido rigorosamente e fundamental para a gravidez saudável”, disse o secretário da Saúde Ademir de Souza.

A dinâmica também vai favorecer a troca de experiência em grupo para que as participantes trabalhem o lado emocional e, assim, desfaçam seus medos, anseios e todas as inseguranças que possam surgir durante esta fase. “Cada pessoa tem um perfil e uma realidade diferente. Neste momento as dúvidas, expectativas e anseios, podem ser sanadas ao longo das reuniões do grupo”, explicou o diretor de Posto de Saúde, Jean Fernandes.

Divididos em temas, os encontros acontecerão todos os meses, nos ESF’s. O próximo será no dia 31 de março, às 14h00, e abordará o foco principal deste grupo, o pré-natal. Para participar basta que a gestante compareça em uma unidade referente ao seu bairro, no dia e horário das reuniões. Após o encerramento das dinâmicas, as gestantes que participarem de 6 encontros da consulta odontologia, serão presenteadas com um kit maternidade, composto por produtos de higiene e fraldas.

A programação seguirá até dezembro com as seguintes temáticas: Abril – “Direitos da Gestante; Maio – “Higiene”; Junho – “Planejamento Familiar”; Julho – “Nutrição na Gestação; Agosto – “Tipos de Parto”; Setembro – “Vacinas e Medicamentos”; Outubro “Aspectos Psicológicos na Gestante”; Novembro – “Cuidados com o Recém-nascido”; Dezembro – “Amamentação”.