Prefeitura organiza ‘Brigada de incêndios’, para o combate as queimadas

Prefeitura organiza ‘Brigada de incêndios’, para o combate as queimadas

Esta semana, teve reunião na Prefeitura de Matão, entre os secretários e diretores responsáveis pelas questões de queimadas e incêndios, das Secretarias de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos; Secretaria de Serviços; Secretaria de Obras, Desenvolvimento Urbano, Trânsito, Segurança Pública, Defesa Civil e Habitação, com a finalidade de reelaborar um plano eficaz de combate as queimadas, que deverá formar e organizar uma equipe de ‘Brigada de incêndios’, capitaneada pela Defesa Civil.

O prefeito interino Aparecido Ferrari, fez considerações a respeito da sugestão proposta pelo grupo de secretários, em remanejar equipes de funcionários da prefeitura, que tem habilidade com o desafio de combater incêndios: “é importante, principalmente, termos um profissional para fiscalizar os lugares onde geralmente ocorrem incêndios nesta época de seca e outros três funcionários que vão ficar de plantão, para que um deles possa dirigir o ‘caminhão pipa’ e os outros dois possam manipular a mangueira, em apoio ao Corpo de Bombeiros, inclusive aos finais de semana”, reforçou Ferrari.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos, Luiz Gonzaga Bussola, tem algumas diferenças entre queimadas e incêndios, que precisam ser consideradas: “queimadas, é quando se ateia fogo em vegetação oriunda da agricultura e incêndios podem ocorrer de maneira espontânea ou provocados voluntariamente, sendo que esta última ‘forma’, é considerada criminosa”, explica Bussola.

Para a diretora de Meio Ambiente, Maria Bellintani Ourique de Carvalho, “combater as queimadas em tempos de pandemia se faz ainda mais urgente, por que é preciso cuidar da qualidade do ar e da saúde respiratória, principalmente de crianças e idosos, que sofrem muito em épocas de queimadas, pois se agravam as doenças como renites, asmas, alergias, etc”.

O secretário responsável pela pasta da Defesa Civil, Júlio Alberto Rodrigues Marques, se posicionou dizendo que “com a organização da equipe de ‘Brigada de incêndios’, a partir da formação de mais funcionários para ‘combater’, a prefeitura dará apoio eficiente ao Corpo de Bombeiros, que é o principal órgão responsável pelo combate a incêndios”.

Neste mesmo sentido, o Assessor de Defesa Civil, Luciano Leite, relatou que mesmo diante das dificuldades, dado a necessidade de ter uma equipe maior, responsável pelo setor nos últimos meses, foram combatidos em Matão, 14 incêndios, até agora.

O Chefe de Governo, Sebastião de Deus Moreira, aproveitou para agradecer o Grupo Josan Empreendimentos Imobiliários LTDA, por ter cedido a motoniveladora, que foi usada para o combate aos incêndios, ocorridos neste semestre, e também agradeceu a empresa JLS Máquinas LTDA, por ter doado um tanque de 600 litros, com suporte e instalação na autobomba da viatura da Defesa Civil, que já vem sendo utilizada pela prefeitura.

Dessa mesma forma o secretário de Serviços Geraldo Lesbão Meira (Mineiro), também agradeceu as empresas parceiras: “receber ofertas de apoio e parceria de empresas que acompanham nosso trabalho é uma marca do governo ‘Adauto’ e isso faz toda diferença, principalmente num momento como este”.

A prefeitura lançará também uma Campanha publicitária de conscientização intitulada ‘Matão contra as queimadas’, na primeira quinzena de junho, ação que pretende divulgar informações que devem sensibilizar a todos para o combate a incêndios e queimadas.

Denúncias sobre incêndios podem ser feitas através do telefone 193 do Corpo de Bombeiros ou para a Fiscalização da Prefeitura, (16)3383-4060 e 3383-4055.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?