Prefeitura promove Atividade artista à comunidade educacional do CAIC

O evento é uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Educação e Cultura – Casa da Cultura de Matão, e acontece nesta sexta-feira (14) de maio, voltado a toda a comunidade educacional da EMEF. “Benta Maria Ragassi Scutti”, o CAIC. Nesta oportunidade os professores, alunos e pais, vão assistir a apresentação online, nomeada ‘Criaturas da literatura: o pequeno Príncipe’, apresentada pela Companhia de Teatro Lumbra, no Festival “Boneco Gira Boneco”, da cidade de Bauru-SP. Tanto o convite especial, quanto a criação do link foram providenciados nesta semana, pela equipe de arte-educadores do CAIC, para que todas as crianças possam assistir a peça que tem duração de 10 minutos.

Segundo a coordenadora pedagógica, Elaine Cristina Rosa, a equipe de professores tem feito a divulgação do evento ‘Festival de Teatro de Bonecos’, junto aos estudantes e seus pais, por meio da internet (WhatsApp e plataforma educacional do ‘google meet’). “Intensificamos a divulgação, por que consideramos uma boa oportunidade aberta às turmas da educação complementar, matriculadas nos projetos de ‘arte e edução’, pois, mesmo que de forma online, trata-se de um trabalho artístico bastante interessante para os alunos, pois o enredo da peça desenvolve na criança a ideia da importância do coletivo, da união e da responsabilidade de cuidar daqueles que cativamos”, explica Elaine.

O Secretário de Educação e Cultura, Alexandre Luiz Martins de Freitas, reforçou sobre a importância da atividade: “em tempos de pandemia é preciso criatividade para manter a atenção das crianças, principalmente quando as atividades passam a ser 100% remotas, e conforme o prefeito Adauto Scardoelli já nos disse outras vezes, o desafio de tornar as aulas atrativas fica ainda maior, mas com o engajamento de todos, isso se torna possível”.

Para o CAIC que tem como objetivo desenvolver atividades socioeducativas, necessariamente lúdicas, a fim de envolver as crianças com a proposta pedagógica, planejar atividades que as crianças gostem é ainda mais desafiador, avaliou a coordenadora”, Elaine Cristina Rosa.

De acordo com o diretor de Divisão de Formação Cultural, Juliano Jacopini, “esta ação amplia o espaço da cena cultural do município, pois coloca Matão no circuito de festivais, em contato com outras cidades. Em tempos como este, que estamos vivendo, devemos aproveitar a oferta online para nos aproximarmos de outras esferas artísticas, ampliando redes para que quando os encontros presenciais forem possíveis, continuarmos a receber convites e participando dos eventos”, conclui Juliano.

Esta peça de teatro online apresentada pela Companhia de Teatro Lumbra é uma realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Cia Mariza Basso Formas Animadas.

Outros interessados em participar podem fazer a inscrição no link: https://forms.gle/ghodUJqWLQ35KtaR7