Prefeitura realiza ‘café da manhã’ em prol da Campanha ‘Novembro Azul’ em São Lourenço do Turvo

Nesta segunda-feira (29) o prefeito Cido Ferrari prestigiou o “café da manhã”, realizado pela Prefeitura, através da Secretaria da Saúde na ‘Unidade Saúde da Família’ (USF) do Distrito de São Lourenço do Turvo. Com o objetivo de reunir os homens da cidade, acima de 45 anos, que farão exames de prevenção a saúde, a ação reforçou as orientações da Campanha “Viva Mais Viva Melhor”, neste período da “Novembro Azul”.

O prefeito Cido Ferrari, parabenizou a equipe da saúde que organizou o ‘café da manhã’ e aos 17 homens presentes, pelo envolvimento e reafirmou seu compromisso com o Distrito de São Lourenço do Turvo.

“Nós homens somos culturalmente mais acomodados que as mulheres, em relação aos cuidados com nossa própria saúde. As pesquisas dizem que por causa disso, os homens em média, vivem menos que elas, por uma média de cinco anos. Fico feliz em ver que os homens daqui do Turvo estão procurando se cuidar. Essa é a coisa certa a se fazer! Cuidar da saúde pra viver mais e viver melhor”, reforçou o prefeito Cido Ferrari.

Em atenção as perguntas feitas pelos cidadãos ali presentes, o prefeito seguiu conversando com todos, alternando suas falas com o diretor de Postos de Saúde Jean Fernandes, a enfermeira responsável pela USF Valdinéia Aparecida Zanotto, a médica Gabriela Pedrassoli e o sub-prefeito Luiz Carlos Lotti (Capitani).

Estes homens são orientados a fazerem vários exames: “antígeno prostático específico”, conhecido como exame (PSA), para investigar o câncer de próstata e também se há colorretal; e, testes de glicemia, oximetria e aferição de pressão.

De acordo com o diretor de Postos de Saúde, Jean Fernandes, o setor tem retomado ações que humanizam o atendimento e estimulam as pessoas a procurarem os postos, a fim de realizarem exames de rotina e prevenção como é o caso desse ‘café da manhã’.

“Os resultamos são excelentes e nossa estratégia de aperfeiçoamento do trabalho das equipes de saúde é compartilhar experiências. Para isso a equipe daqui têm ido para Matão vivenciar as técnicas usadas pelo pessoal de lá, que também vêm eventualmente até aqui conferir o que tem dado certo”, explicou Jean.

Com isso, o número de atendimentos para exames de saúde e adesão a vacinação, no Posto de São Lourenço do Turvo, tem aumentado gradativamente, neste ano de 2021. “Só este mês de novembro até agora, fizemos 948 atendimentos, incluindo o pré-natal, exames clínicos e todas as vacinas de rotina”, relatou a responsável pelo Posto Valdinéia Aparecida Zanotto.

O Posto de São Lourenço do Turvo está localizado a Rua Angelo Pastori, nº 665, telefone (16) 3389-1103.