Prefeitura realiza ‘tapa buracos’, em toda cidade de Matão

A qualidade da pavimentação asfáltica significa segurança para o tráfego de veículos e das pessoas que caminham por ela! Em consideração a este fato, a equipe da Prefeitura, através da Secretaria de Serviços, nesses 65 dias de trabalho, percorreu e realizou o ‘tapa buracos’, nas principais Avenidas e Ruas, onde a situação encontrava-se bastante crítica, tendo sido solicitado pelos moradores, urgência na solução do problema. Cerca de 45 toneladas de massa asfáltica, somando-se a quente e a fria, foram utilizadas até o momento.

Para o prefeito Adauto Scardolli, “o recapeamento das Avenidas e Ruas, traz segurança, qualidade de vida e valorização para a cidade, por isso as equipes devem cumprir um cronograma de serviços, voltado a consertar tudo, tapar todos os buracos, com qualidade técnica e após isso, devem cuidar da manutenção diária, para garantir que os grandes buracos que vemos hoje, não apareçam mais”.

Segundo o Secretário de Serviços Geraldo Lesbão Meira (Mineiro), “para garantir a qualidade técnica do serviço de recapeamento, o ‘tapa buracos’, foi feito uma parceria espontânea com a empresa ‘Triângulo do Sol’, de forma que a mesma tem doado à Prefeitura considerável quantidade de ‘pedriscos’, que são usados para ‘enxertar’, os buracos maiores”.

Esses pedriscos advêm das sobras do asfalto das rodovias da região, após os reparos de manutenção periódica. Depois de encher os buracos com os ‘pedriscos’, a equipe de serviços cobre com uma camada de massa asfáltica ‘a quente’ e por último, passa a máquina manual ou o trator com o rolo compactador de asfalto (cilindro), deixando-o liso, o que garante a estabilidade ao tráfego de veículos, incluindo motocicletas e bicicletas. Para além disso, a durabilidade do serviço é garantida.

O critério de escolha do cronograma de prioridades, para a sequência de recapeamento asfáltico, o ‘tapa buracos’, é estabelecido, levando-se em consideração onde há maior fluxo de veículos e de pessoas, bem como as solicitações feitas pelos cidadãos, junto a Prefeitura.

Por isso as Avenidas, que dão acesso a um maior número de bairros, foram as primeiras a receberem o serviço. Como por exemplo, a Avenida Alexandre dos Santos Pires, que cruza os bairros: Park Imprerador; Residencial Monte Carlo; Nova Cidade; Jardim Paraíso; Residencial das Acácias e Distrito Industrial Adolfo Baldan.

Assim também, temos duas Avenidas, que já receberam os serviços, localizadas no plano diretor, paralelamente: a Avenida Ludwig Eckes e Avenida José Cerqueira, cujo tráfego de veículos e de pessoas são muito expressivos, em comparação aos demais em Matão, pois dão acesso a bairros mais populosos, como: Conjunto Residencial João Vital; Jardim Santa Rosa; Jardim Morumbi; jardim São José; Park Aliança; Jardim Brasil e Jardim Itália; Jardim Santa Marta; Vila Jandira; Jardim Alvorada e Jardim Primavera.

A Vicinal Francisco Malzoni que dá acesso à cidade de Motuca, recebeu reparos, bem como a estrada que liga Matão ao bairro de Silvânia, incluindo o local embaixo do pontilhão da Vicinal Clito Bastia. O Distrito de São Lourenço do Turvo, consta no plano de atendimento, para em breve.

Em geral, a equipe de serviços se dedica a tapar os buracos das ‘Avenidas’, no período da tarde e no período da manhã, volta-se para “tapar os buracos” das ‘Ruas’, que também possui grande circulação, como foi o caso da Rua Marlene David dos Santos, em frente ao Sesi, no Jardim Paraíso.