Prefeitura recebe da Águas de Matão mais um poço de abastecimento

Nesta terça-feira (19/10) houve a inauguração do novo ‘Poço de Toriba’, a qual contou com a presença oficial do Secretário Municipal da Saúde, Ademir de Souza, que representou o Prefeito Cido Ferrari na solenidade, de mais este poço de abastecimento de água para o município de Matão.

A infraestrutura do poço reativado no bairro de Toriba existe há mais de três décadas e agora teve seu funcionamento retomado pela concessionária Águas de Matão. Localizado na Rua Cypriano Ferreira, no bairro Boa Vista, vai abastecer com água potável os Distritos Industriais de Toriba, Adolpho Baldan, além de estabelecer a interligação com o poço do jardim Paraíso, para fortalecer o abastecimento aos Jardim Paraíso I, II e III.

Em seu pronunciamento inaugural o secretário da Saúde Ademir de Souza declarou que recebeu com grande alegria mais este importante investimento, cuja iniciativa demonstra o compromisso da concessionária em cumprir o contrato da concessão, e muito mais que isso: acompanhar o desenvolvimento e o crescimento da cidade e da demanda por água.

O Prefeito Cido Ferrari que foi representado pelo secretário, declarou que a administração está atenta as medidas necessárias para garantir o abastecimento de água num momento em que o país passa por difícil crise hídrica.

“Matão tem o privilégio de estar sobre a maior reserva de água doce, que é o Aquífero Guarani, o que ameniza nossa condição de falta de abastecimento, diferente das cidades que dependem de águas superficiais e, portanto, sujeitas a falta do líquido mais precioso para a sobrevivência de seus munícipes”, considerou o prefeito.

Investimento e infraestrutura do Poço de Toriba

O Poço de Toriba tem mais de 300 metros de profundidade, capaz de obter vazão de 40 metros cúbicos de água por hora. Assim foi atrelada a esta infraestrutura uma nova bomba, que funciona de maneira tecnológica e automatizada. “Ele foi reativado para conferir maior disponibilidade hídrica e ampliar a oferta de água distribuída nesses quatro bairros do município de Matão”, explicou o diretor executivo da Águas de Matão, Ozanan Pessoa.

Durante a inauguração, Ozanan lembrou que Matão é privilegiada por estar localizada acima do Aquífero Guarani, a segunda maior reserva subterrânea de água doce do mundo.

“Para extrairmos essa água e trazê-la até a superfície, foi preciso investir pesado em alta tecnologia. Através dos investimentos, conseguimos promover o desenvolvimento de alta tecnologia e essas marcas sempre foram aderentes ao nosso propósito de melhorar a vida das pessoas”, afirmou Ozanan.

Neste sentido, a diretora presidente da Águas de Matão, Silvia Letícia Tesseroli, explicou: “nossa prioridade é garantir que o matonense tenha um abastecimento regular e de qualidade, mesmo em condições consideradas atípicas, como o período de estiagem, por exemplo. Para isso, investimos em projetos que permitirão ao sistema atender a demanda para os próximos anos com a mesma segurança operacional de hoje”.

Etapas trabalhadas para a reativação do Poço Toriba

Segundo o coordenador de Engenharia e Operações da Águas de Matão, Robson Moreira, o projeto de reativação do Poço Toriba passou por várias etapas: estudo do poço para reativação; elaboração e implantação de entrada de energia; implantação e interligação de redes para abastecimento; instalação da bomba e testes de vazão; implantação de válvula reguladora de pressão (VRP); urbanização da unidade – construção de muro e pintura; interligação da rede para abastecimento; instalação da bomba e, finalmente, os testes de vazão. “Nossos esforços são voltados sempre para o sentido de manter a regularidade do abastecimento de água potável, que visa a saúde da população”, concluiu Robson.

Fotos: Assessoria Águas de Matão.