Prefeitura recebe integrantes do Parlamento Jovem de Matão

Prefeitura recebe integrantes do Parlamento Jovem de Matão

Na manhã de terça-feira (26), os integrantes do Parlamento Jovem foram recepcionados pela equipe de governo da Prefeitura de Matão, após um convite para conhecerem os diversos setores da administração municipal. Na oportunidade, cada integrante pôde esclarecer as dúvidas, apresentar sugestões, entender as atribuições das secretarias e inteirar-se sobre a conclusão e o andamento dos projetos pela cidade. As visitas foram realizadas no Gabinete, no complexo do CAJU, no CEU, no projeto “Pequeno Cidadão” e na obra do ESF do Parque das Laranjeiras.

O objetivo da iniciativa foi incentivar o protagonismo e a colaboração das lideranças que tenham a representatividade jovem matonense, fundamental nas decisões do executivo municipal e na construção e fortalecimento das diversas políticas públicas da cidade.

O roteiro de visitas foi pautado de acordo com a fase de execução do Plano de Governo que, neste momento, prioriza a recuperação, reestruturação, reativação dos diversos equipamentos públicos e conclusão de algumas obras.

O primeiro diálogo aconteceu com um café da manhã entre o Prefeito, Secretários e Servidores Municipais, no Gabinete, onde foram apresentados a rotina de trabalho deste setor, coordenado pela Secretaria de Governo. Na sequência, a Prefeitura disponibilizou um ônibus para que os visitantes fizessem uma tour em outros locais e pudessem compreender de perto a realidade e as novidades em cada um dos espaços públicos. Em cada espaço, um breve histórico foi apresentado pelos funcionários.

As visitas aconteceram nos locais abaixo:

Centro de Atendimento à Juventude – CAJU

O Centro de Atendimento à Juventude (CAJU) é um complexo educacional, esportivo e de lazer construído na Vila Cardim, com escola, quatro quadras cobertas, piscinas infantil e semiolímpica, vestiários, canchas de bocha e malha, estações de ginástica e pista de caminhada.

Entre o ano passado e este ano, a estrutura escolar já recebeu as seguintes melhorias: reforma total da iluminação externa; pintura total do prédio e das quadras; reforma do telhado, dos banheiros dos professores, alunos e com adaptação para acessibilidade; instalação de tela antipássaro no telhado; instalação de brinquedoteca e sala de jogos; ampliação e modernização da marcenaria; e substituição das cortinas. Ainda estão em andamento a reforma e instalação do novo parquinho; construção de sala para depósito de materiais esportivos; construção do laboratório de Ciências; instalação de bebedouro, pia e armário na sala dos professores; reforma nas caixas de saída de água pluvial do pátio verde; reforma do telhado do anexo; instalação de bebedouro; ampliação do sistema de monitoramento; entre outros.

Já no complexo aquático foram concluídos: substituição das bombas e registros da casa de máquinas, pisos e azulejos; vidros e portas; reforma completa nos banheiros/vestiários, administração, área de convivência, sala de karatê, sala de ginástica, iluminação externa; e instalação de bebedouro e toldos. Ainda estão em andamento a substituição na parte elétrica das piscinas/casa de máquinas; filtros das piscinas e substituição do mobiliário da cozinha, administração e área de lazer das piscinas.

Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU)

Localizado entre a região do Portal Terra da Saudade, o Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), foi construído pela Prefeitura de Matão e inaugurado em 2013, sendo o primeiro do Estado de São Paulo. Na época, sua estrutura recebeu mais de R$ 2 milhões de investimentos, em uma área composta por dois edifícios que integram um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), salas multiúso, biblioteca, telecentro, cineteatro/auditório, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada.

O prédio faz parte de um projeto de urbanização da região que começou com o processo de desfavelização do município, quando 103 famílias que moravam nas favelas da região do Jardim Balista e do Jardim Popular, foram contempladas com a doação de casas, em um novo loteamento (atual Portal Terra da Saudade I). Na sequência, após uma negociação, a Prefeitura conseguiu mais um novo loteamento para a construção de mais 658 casas (atual Portal Terra da Saudade II). A ampliação da região continuou com a doação de terrenos para empresários (Distrito Industrial), depois, a construção do CEU e de mais uma unidade do Estratégia Saúde da Família (ESF). A próxima etapa neste bairro, será a construção de uma creche, projeto que já está em andamento na Prefeitura.

Em breve, a Prefeitura finaliza a reforma do espaço, onde foram feitas melhorias na quadra esportiva, na iluminação externa e interna, pintura, grafite e reparação dos equipamentos sonoros e de iluminação do teatro.

A Secretaria de Educação e Cultura, através do Departamento de Cultura, inicia na próxima semana o TEIA – Território de Educação, Intercultura e Arte, que ofertará cursos de formação artística em múltiplas linguagens em vários espaços. No “CEU” serão realizadas oficinas de ilustração, artesanato, canto coral, ritmos (dança), percussão, capoeira e sopro.

O TEIA acontece através de termo de colaboração entre a Prefeitura de Matão e a Associação Cultural e Ambiental para Cidadania – Ong Ocara.

Pequeno Cidadão

Outra novidade é a volta do projeto “Pequeno Cidadão”, desenvolvido pela Prefeitura de Matão, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Após 2 anos, o ele retorna a partir de segunda-feira (01), em suas duas unidades (Jardim Pereira e Jardim Paraíso), com atendimento de 120 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, em período inverso ao da escola.

O projeto contribui para a socialização através de atividades artísticas, culturais, esportivas e de inclusão, com o acompanhamento de arte-educadores e artistas.

Neste espaço, também serão desenvolvidas as oficinas do Território de Educação, Intercultura e Arte (TEIA).

Construção ESF Parque das Laranjeiras

O último ponto de parada aconteceu na obra do Estratégia Saúde da Família (ESF), no Parque das Laranjeiras. O prédio que está sendo construído com recursos próprios da Prefeitura, atenderá os moradores dos bairros Parque das Laranjeiras e I e II, Vale do Sol e Cidade Jardim.

O valor estimado da obra é de mais de R$ 2 milhões, e além dos serviços da Saúde, a unidade contará com uma extensão da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, onde também haverá um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A previsão é que a obra seja concluída em março de 2024.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?