Prefeitura retira grama, colonião, terra e lixo do canal do Rio São Lourenço

O chamado ‘desassoreamento’ do leito do Rio São Lourenço, vem sendo realizado pela Prefeitura de Matão desde o mês de agosto e segue neste mês de setembro, com força redobrada, voltada a remoção de resíduos de lixo e sedimentos acumulados no canal. O trabalho é feito com máquina e trator, que utiliza a técnica de dragagem e despeja no caminhão uma grande quantidade de colonião, grama, terra e resíduos de lixo, que acumulavam-se há vários anos. Com isso haverá o escoamento necessário para minimizar as inundações decorrentes do transbordamento, em tempos de chuva.

“Estamos determinados a desobstruir todo o canal do Rio São Lourenço e cuidar da manutenção periódica para evitar futuros alagamentos, como já ocorreram em nossa cidade, em épocas passadas, com grande quantidade de chuva”, salientou o prefeito Cido Ferrari.

“A falta de limpeza no canal estava comprometendo a capacidade de recebimento e escoamento das águas pluviais, mas agora, depois deste trabalho de prevenção e planejamento, esperamos que isso não ocorra novamente”, explicou o secretário de Serviços, Geraldo Lesbão Meira (Mineiro).

Neste sentido, é importante que a população evite jogar resíduos de lixo em vias urbanas, pois deságuam no Rio São Lourenço e ocorre a obstrução do canal. “O hábito errado de descarte de lixo, explica um dos principais agravantes de enchentes no município e pode prejudicar a qualidade de vida de todos”, alerta o Secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos, Luiz Gonzaga Bussola.

Para informar sobre a necessidade de limpeza e reparos, em locais públicos, entre em contato com a Secretaria de Serviços da Prefeitura, através do telefone (16) 3383-4059.