Prefeitura retirou resíduos de lixo de áreas verdes do município

A limpeza periódica de áreas verdes tem sido realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Serviços, em apoio a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Nos meses de maio e junho várias localidades receberam manutenção geral, incluindo a “Matinha” do jardim Paraíso, de onde foram retiradas cerca de duas toneladas (um caminhão) de resíduos de lixo, descartado irregularmente. O montante estava espalhado nas proximidades da Rua Francisco Albericci com a Avenida Aurélio Dias, paralelas a Rodovia Faria Lima.

Os bairros jardim Novo Mundo e Jardim Popular também tem recebido limpeza periodicamente.

O Descarte irregular de resíduos de lixo, causa sérios transtornos a vida das pessoas: proliferação de animais peçonhentos, parasitas e mosquitos da dengue; poluição do solo; o forte odor provoca doenças respiratórias; além da desordem visual, que traz outros tipos de malefícios.

De acordo com o código de Meio Ambiente, esse ato constitui infração médio e grave, sendo que após ser flagrado e lavrado um “Boletim de Ocorrência” (B.O.), o indivíduo é obrigado a pagar multa de 42 até 300 Unidade Fiscal do Estado de São Paulo (UFESP), ou seja de R$1.342,00 a R$ 9.591,00. Além de responder pelo ato infracional, na justiça.

Caso constate um flagrante de descarte irregular de resíduos de lixo, entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, através do telefone (16) 3383-4060.

Para solicitar limpeza em vias públicas, entre em contato com a ‘Ouvidoria’ da Prefeitura: (16) 3383-3125 ou e-mail ouvidoria@matao.sp.gov.br.