• DIPAM
    • DIPAM / SIGVAF
    • DIPAM GDE
  • CIPA
  • ALVARÁ / ISSQN
    • ALVARÁ
    • CERTIDÃO NEGATIVA
    • EMISSÃO DE ALVARÁ
    • LISTA DE SERVIÇOS – LEIS
    • PESQUISA DE DÉBITOS
    • TAXA FISCALIZAÇÃO
    • TAXA VIGILÂNCIA SANITÁRIA
  • NOTA FISCAL
    • NFS-E GINFES
    • NFS-E SIGCORP
    • NFS-E SMAR
    • LOGIN ISS WEB
    • GISSONLINE
    • DECRETOS
    • MANUAIS E LAYOUTS
  • TRANSPARÊNCIA
  • IPTU

Portal da Prefeitura de Matão

  • COVID-19
  • SECRETARIAS
    • ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS
    • DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CIDADANIA
    • EDUCAÇÃO E CULTURA
    • ESPORTES, LAZER E JUVENTUDE
    • FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE
    • GABINETE
    • GOVERNO
    • MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
    • OBRAS E DESENVOLVIMENTO URBANO
    • SECRETARIA DE SAÚDE
    • SERVIÇOS PÚBLICOS E MANUTENÇÃO
  • NOTÍCIAS
  • CONTATO
  • OUVIDORIA
NFS-EGISSONLINEGDE
  • Home
  • Notícias
  • Obras, Desenvolvimento Urbano, Trânsito, Segurança Pública, Defesa Civil e Habitação
  • Prefeitura se movimenta na implantação de medidas de combate a incêndios
 
quinta-feira, 13 maio 2021 / Publicado em Obras, Desenvolvimento Urbano, Trânsito, Segurança Pública, Defesa Civil e Habitação

Prefeitura se movimenta na implantação de medidas de combate a incêndios

A incidência de incêndios criminosos, tem preocupado as equipes de combate da Prefeitura de Matão, sobretudo nos meses de abril e maio de 2021, período em que ocorreram seis (6) denúncias de que ‘alguém’ teria ateado fogo em locais de mata e vegetação. As equipes da Secretaria de Obras, Desenvolvimento Urbano, Trânsito, Defesa Civil e Habitação, foram acionadas para – em apoio ao Corpo de Bombeiros – realizarem a ação de combate aos incêndios recentemente provocados, ilegalmente.

Recentemente, o combate foi realizado nos seguintes locais: área denominada “Pulmão Verde”, ao lado da Avenida Trolesi, no jardim Popular; Avenida Castro Alves, ao redor da linha férrea; Via Clito Bastia, entre Silvânia e Matão; Avenida José Vieira Priosti, bairro Bom Retiro; vegetação próxima à Área de Transbordo e Triagem do jardim Paraíso e, nesta quarta-feira (12), na Rua Major Joaquim Gabriel de Carvalho, próximo à árvore centenária, que vem sendo preservada, conhecida popularmente como ‘figueira’.

“Para cumprir as determinações do prefeito Adauto Scardoelli, estamos unindo os esforços com a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos, a fim de colocarmos em prática planos que possam diminuir as incidências de incêndios, bem como a contenção e o combate. Um deles, é a abertura dos chamados ‘aceiros’, que são pequenos trechos de estrada, que se adentram nas matas e vegetações, para que possamos acessar o local numa situação de incêndio, bem como para evitar que o fogo se alastre”, explicou o secretário responsável pela Defesa Civil, Júlio Alberto Rodrigues Marques.

Esta semana o Grupo Josan Empreendimentos Imobiliários LTDA, cedeu a máquina motoniveladora para a abertura dos ‘aceitos’ no ‘Pulmão Verde’.

“Nestes primeiros meses já tivemos muita dificuldade para atender todos estes incêndios pois, apesar da agilidade das equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e o apoio da população, através das denúncias, o número de profissionais e viaturas em Matão está reduzido e são insuficientes para a quantidade de ocorrências. Além disso, muitas áreas já começam a ser devastadas com estes atos inconsequentes, prejudicando a natureza e a saúde da população” disse o assessor municipal da Defesa Civil, Luciano Gonçalves Leite.

Esta semana o Grupo Josan Empreendimentos Imobiliários LTDA, cedeu a máquina motoniveladora para a abertura dos ‘aceitos’ no ‘Pulmão Verde’.

Segundo Maria Bellintani Ourique de Carvalho, o Departamento de Meio Ambiente programou a realização de uma campanha institucional de conscientização contra incêndios. “O objetivo é sensibilizar, informar e coibir as pessoas que de forma voluntária ou involuntariamente, provocam incêndios, causando prejuízos não somente ao meio ambiente, como também a saúde da população”.

O código de Meio Ambiente e Saneamento do município, prevê multas para quem atear fogo em qualquer local.

Em Matão, existem duas Leis municipais que tratam da questão de crime ambiental:

Lei 4119, Art. 129, quando o indivíduo ateia fogo em terreno próprio;

Lei 3800, Art. 41, trata das políticas de proteção;

Lei 4138, Art. 112, sobre a proibição de queimadas e Art.156, infração varia de leve a grave;

Conforme o código do Meio Ambiente municipal, as multas são aplicadas de acordo com o valor estipulado pela ‘Unidade Fiscal do Estado de São Paulo’ (Ufesps).

As multas variam de 19 a 630 Ufesps: de R$552,71 até 18.326,70.

Provocar incêndios é crime: penas podem variar entre multas e até prisão.

Segundo o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) atear fogo (incendiar) lixo doméstico e consequentemente provocar incêndios é crime.

[…] A Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 de 1998, em seu artigo 54, descreve o crime de poluição, que consiste no ato de causar poluição, de qualquer forma, que coloque em risco a saúde humana ou segurança dos animais ou destrua a flora. Um exemplo clássico desse tipo de crime é a queimada de lixo doméstico, que emite poluição na forma de fumaça, causa risco de incêndio para as habitações locais, destrói a vegetação e pode causar a morte de animais que ocupem as redondezas.

Leia também

Prefeitura realiza mudança na sinalização de trânsito da Avenida Siqueira Campos
Governo do Estado vai contemplar Matão com a reforma de duas vicinais
Bombeiros e brigadistas combatem incêndios que castigam Matão: saiba como denunciar este crime

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 3 =

Buscar Notícias

Últimas Notícias

  • Escolas da rede pública municipal participam do projeto “Valorizando Sorrisos”

    0 comments
  • Prefeitura promove capacitação para podadores de árvores e jardineiros

    0 comments
  • 4ª rodada do Campeonato “Taça Kito Pereira” coloca o Unidos do Parque Aliança sozinho na liderança

    0 comments

Comentários Recentes

    Desenvolvido por

    MENU

    • COVID-19
    • SECRETARIAS
      • ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS
      • DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CIDADANIA
      • EDUCAÇÃO E CULTURA
      • ESPORTES, LAZER E JUVENTUDE
      • FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE
      • GABINETE
      • GOVERNO
      • MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
      • OBRAS E DESENVOLVIMENTO URBANO
      • SECRETARIA DE SAÚDE
      • SERVIÇOS PÚBLICOS E MANUTENÇÃO
    • NOTÍCIAS
    • CONTATO
    • OUVIDORIA

    ENTRE EM CONTATO

    Segunda - Sexta 08h00 - 17h00

    (16) 3383-4077

    contato@matao.sp.gov.br

    TOP
    X