Profissionais da Saúde realizaram mais de 400 atendimentos no final de semana

A Secretaria Municipal de Saúde divulga o resultado das atividades do final de semana, que mais uma vez, foi marcado pela atuação das equipes de saúde junto à população, através da campanha “Viva Mais, Viva Melhor”, do mutirão para coleta de exame do Papanicolau e, também, de plantões de vacinação contra a Covid-19.

“O trabalho preventivo é muito importante, pois através dele, inúmeras doenças podem ser diagnosticadas antes de seu agravamento, aumentando muito as chances de cura. Destaco, mais uma vez, a contribuição e envolvimentos das equipes da Secretaria de Saúde que têm realizado excelente trabalho em nossa cidade. Nossa atuação está focada em investimentos para que estes resultados sejam dinâmicos, de acordo com as necessidades da população”, disse o prefeito Cido Ferrari.

No sábado (06), na sala de vacinas da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Alto, foram aplicadas 132 doses de vacina contra a Covid-19, nas pessoas que compareceram espontaneamente na Unidade. Neste dia, foram aplicadas 57 doses da vacina AstraZeneca; 18 doses da vacina CoronaVac e mais 57 doses da vacinas da Pfizer.

Ainda no sábado, nas unidades do Jardim Paraíso e Bairro Alto, nas unidades do Estratégia Saúde da Família (ESF’s) do Senhor Bom Jesus, Portal Terra da Saudade e Residencial Cadioli, foram coletados 151 exames de Papanicolau. O mutirão da saúde de Matão, em parceria com o Hospital de Amor de Barretos, faz parte das ações da campanha “Viva Mais, Viva Melhor”, que neste mês é direcionada ao trabalho preventivo e orientativo sobre os riscos das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), especialmente câncer do colo do útero.

“Estamos muito satisfeitos com a participação do público feminino nas ações da Secretaria da Saúde, e, consideramos positiva a adesão sempre é significativa da quantidade de mulheres que participam das nossas campanhas, mensalmente. Mais uma vez saliento; o exame de Papanicolau é preventivo e essencial no diagnóstico precoce de eventuais lesões, o que permite um tratamento de grandes possibilidades de cura”, salientou o Secretário da Saúde Ademir de Souza.

Ainda de acordo com Ademir, no domingo (07), na feira do Jardim do Bosque, os profissionais realizaram outra etapa do programa “Viva Mais, Viva Melhor”, desta vez, com atividades voltadas à campanha mundial de prevenção ao câncer de próstata “Novembro Azul”. Na barraca da Saúde, foram agendados 120 exames de PSA (usado principalmente para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos), que serão realizados nas unidades de Saúde de Matão. Além destes agendamentos, as equipes que também atuam com o trabalho orientativo, realizaram testes rápidos para detecção da Covid-19, aferição da pressão e testes de glicemia.

VACINAS CONTRA A COVID-19

Nesta segunda-feira (08), de acordo o balanço da Secretaria de Saúde, Matão já aplicou 136.760 doses da vacina contra a Covid 19. Com isto, 73,24% da população já completou o Ciclo Vacinal e mais 7,23% já tomaram a dose de reforço.

Cido Ferrari fez questão de reiterar que o avanço da vacinação surte efeitos muito positivos na redução dos casos. “Todavia, precisamos manter o uso das máscaras e evitar o quanto possível as aglomerações para que possamos vencer este mal que infelizmente ceifou, em nossa cidade, a vida de 202 matonenses, além de mais de 600 mil mortes no Brasil”, destacou o Prefeito.