Rede Municipal de Ensino retorna 100% das aulas presenciais

A partir de quarta-feira (03), toda a rede de ensino municipal retoma as aulas 100% presenciais. Apesar da liberação, a frequência segue sendo facultativa e, caso os responsáveis optem pela continuidade das atividades remotas, devem apresentar laudo médico que comprove a necessidade do aluno manter-se em casa recebendo o conteúdo pedagógico para a continuidade das aulas remotas.

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino de Matão é composta por 29 Unidades Escolares, entre Berçário, Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), totalizando mais de 6 mil estudantes matriculados.

Em agosto, de maneira gradual, houve o retorno das aulas presenciais. Para isso, a Secretaria Municipal de Educação organizou um cronograma de revezamento semanal entre os alunos, mantendo parte das turmas em aulas remotas, quando as atividades eram disponibilizadas através do sistema de ensino híbrido, e outra parte em aulas presenciais. Neste período, a maioria dos estudantes e seus familiares foi a favor do retorno às aulas, aderindo a metodologia que será mantida até esta sexta-feira (29).

“Desta forma, a aprendizagem se manteve, graças à paciência dos pais e responsáveis que tiveram muita persistência e desafios ao longo deste tempo, além da força de vontade dos professores que também sentiram a falta dos seus alunos e precisaram se readaptar as novas tendências tecnológicas e estratégias de trabalho, com a missão de garantir a continuidade e a qualidade do ensino. Mas acredito que o desafio maior foi dos estudantes que apesar das dificuldades tiveram muita consciência, adaptando-se a esta nova realidade”, avaliou o prefeito Cido Ferrari.

A Secretaria Municipal de Educação reforça que os protocolos sanitários serão mantidos com a disposição de álcool em gel, exigência do uso das máscaras e o reforço da higiene para desinfecção dos ambientes.

No dia 03 de novembro, apenas não será obrigatório o retorno das crianças de 0 a 3 anos, matriculadas nas creches. Aos demais que não comparecerem às aulas, sem apresentar o devido comprovante com a justificativa médica, será contabilizada a falta para o aluno. “É necessário que os estudantes que pertencem ao grupo de risco, apresentem este laudo para que nossas equipes de professores planejem os conteúdos e materiais pedagógicos das aulas remotas. Reforço que nossas escolas estão seguras para este retorno, e todos os diretores, professores e demais profissionais que compõem nossa Rede Municipal de Ensino, estão felizes e motivados com a volta dos alunos para a sala de aula ”, afirmou o secretário de Educação e Cultura, Alexandre Luiz Martins de Freitas.