Rotary e Prefeitura preparam realização do Projeto Visão Infantil

O Rotary Club de Matão e a Prefeitura estão formatando mais uma edição do Projeto Visão Infantil, que atenderá cerca de 3.000 alunos da rede municipal de ensino, com o objetivo de identificar estudantes com problemas de visão, encaminhá-los para consulta médica com oftalmologista e fornecer óculos gratuitamente.

Duas reuniões já aconteceram, com representantes do clube e da administração municipal. Na primeira, realizada no mês passado, o Secretário de Educação Alexandre Luiz Martins de Freitas recebeu o presidente do Rotary Club de Matão, José Antonio Fragali para iniciar as tratativas.

Na semana passada, foi a vez do Secretário da Saúde, Ademir de Souza, receber os representantes do clube de serviços. “A ideia era ter realizado o projeto este ano, mas com as aulas ainda suspensas pela pandemia não foi possível. E agora, iniciamos as tratativas para 2022 e fomos muito bem recebidos pela administração, tanto pelo prefeito Cido Ferrari, quanto pelos secretários Alexandre e Ademir, que inclusive, abriram novas oportunidades para incrementar o projeto”, citou Fragali.

Ademir de Souza acrescenta que parcerias como esta serão sempre bem-vindas, ainda mais, se for para trazer melhor qualidade de vida para a população. “O prefeito Cido Ferrari nos deu carta branca para realizar a parceria com o Rotary, que faz um grande trabalho em nossa cidade. Vamos com certeza ajudar no que for preciso já que esse projeto traz grande benefício para a saúde e para a educação das nossas crianças”.

O projeto Visão Infantil é uma iniciativa do Rotary Club de Matão para ser desenvolvido em caráter permanente, no início de cada ano letivo, contemplando várias etapas: capacitação dos aplicadores do teste de acuidade visual; realização do referido teste; encaminhamento para consulta médica, dos alunos que apresentaram problema de visão; e finalmente, a doação dos óculos. Na última edição, 1.336 foram atendidas 1.336 crianças de 17 EMEI´s, com 148 consultas médicas realizadas e 92 óculos custeados pelo Rotary e seus parceiros.