Sábado é dia de vacinação contra a Covid

A Prefeitura de Matão, através da secretaria de Saúde, vai realizar neste sábado (17), a partir das 8h00, o “Dia D” da vacina contra a Covid-19, data em que todas as Unidades de Saúde atenderão os públicos pré-definidos. Na oportunidade inicia-se a vacinação das pessoas de 35 e 36 anos e os idosos de 63, 65 e 66 anos receberão a segunda dose da AstraZeneca.

As pessoas destas faixas de idade (35 e 36 anos) já podem fazer o agendamento nas Unidades Básicas de Saúde ou nos ESF’s, pessoalmente ou através do telefone, podendo ser feito inclusive pelo familiar do paciente, sendo importante escolher a região onde mora o cidadão que será imunizado.

O município está recebendo mais uma grade de vacinas para a primeira dose, sendo 290 da CoronaVac e 1.308 da Pfizer.

Podem participar também, todas as pessoas com idade acima de 35 anos, que ainda não tomaram a primeira dose da vacina. “Realizaremos o ‘Dia D’ da vacina contra a Covid-19, devido ao grande número de matonenses com estas idades e por que recebemos, nesta semana, uma quantidade maior de vacinas”, explicou o prefeito Cido Ferrari.

Segunda dose – 63, 65 e 66 anos

No sábado (17), quando acontece o “Dia D”, os pacientes das faixas de 63, 65 e 66 anos que já tomaram a primeira dose da vacina AstraZeneca, entre os dias 14 a 30 de abril, também estão convocados a comparecerem nas unidades de saúde para receberem a segunda dose, completando assim, o ciclo de imunização.

Matão receberá ainda, mais 2.550 doses da AstraZeneca, destinadas à segunda dose para o referido público.

O Secretário da Saúde, Ademir de Souza, esclarece que não há necessidade de realizar o agendamento para quem vai tomar a segunda dose. “Neste caso, os agendamentos já foram realizados e registrados no próprio cartão de vacina e, ao chegar a data para o retorno, os profissionais das unidades fazem a convocação destas pessoas e marcam o horário da imunização”, explicou.

Pré-Cadastro Vacina já – 1ª dose

Para facilitar o processo de agendamento das pessoas aptas a tomarem a vacina contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde solicita à população que realize o pré-cadastro, através do site: www.vacinaja.sp.gov.br.

Mesmo não sendo obrigatório, o pré-cadastro feito no site traz os dados e informações antecipadas, o que agiliza as Unidades de Saúde na hora do atendimento e possibilita organizar melhor as datas de vacinação, a fim de evitar aglomerações.

Lembrando que o pré-cadastro não é agendamento. O público das faixas de 35 e 36 anos que será priorizado nesta fase para receber a primeira dose, ao se cadastrar no site, também deve ligar ou comparecer nas Unidades de Saúde para agendar a vacina.