Saúde de Matão alcança recorde com mais de 105 mil doses de vacinas aplicadas em 2021

Nesta segunda-feira (16), Matão alcançou um recorde de aplicação de vacinas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e nas unidades do Estratégia Saúde da Família (ESF’s), chegando a 105.335 doses de vacinas aplicadas apenas neste ano. Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde, o município atingiu o maior números da história de matonenses vacinados em menos de um ano, sendo 84.894 vacinas contra a Covid-19 e mais 20.441 doses da vacina contra a Influenza (Gripe).

“Precisamos celebrar o significado deste momento, afinal, o resultado é fruto de um trabalho intenso das nossas equipes de Saúde, formadas por técnicos de enfermagem, enfermeiros e todos os auxiliares que atuam nas 16 unidades de Matão, Silvânia e no Distrito de São Lourenço do Turvo, responsáveis desde o momento do agendamento até a aplicação da vacina. Graças a estes servidores, estamos conseguindo efetuar estes atendimentos sem intercorrências e de maneira organizada. Também saliento a adesão dos matonenses nas duas Campanhas”, salientou o prefeito Cido Ferrari.

Neste ano, a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe foi iniciada, antecipadamente, em 12 de Abril, sendo dividida por três fases de grupos prioritários. Com recursos próprios, a Prefeitura de Matão está iniciando a compra de 5.000 doses de vacina contra a Gripe e aguarda chegar o lote, pois o Estado já repassou a última grade de vacina, o que não foi suficiente para atender toda a demanda de matonenses que precisam ser vacinados neste ano.

Nesta semana, o município finaliza a vacinação de jovens de 18 a 24 anos e aguarda a programação da Secretaria de Estado da Saúde que deve enviar mais doses da vacina contra a Covid.

A administração municipal, realizou no início deste ano, um mapeamento de cada unidade do Estratégia Saúde da Família e das Unidades Básicas de Saúde. De acordo com o levantamento feito e o número de moradores de cada bairro, toda a estrutura pessoal da Saúde foi reorganizada para agilizar a vacinação conforme a disposição das doses recebidas.

Perto de encerrar a vacinação contra a Covid-19, o secretário da Saúde, Ademir de Souza, explica a importância deste trabalho no município. “Conseguimos visualizar a demanda de cada Unidade de Saúde para fazer esta sequência de agendamento, aplicação da primeira e segunda doses, sem confrontar públicos e gerar aglomerações, o que foi essencial neste resultado alcançando, além do empenho dos nossos profissionais nesta força-tarefa pela vida. Portanto, conseguimos vacinar a população, sem prejudicar a sequência e a prestação de outros procedimentos e ainda obtivemos resultados significativos na Saúde de Matão e acredito que este resultado positivo, reflete consideravelmente na vida de cada morador desta cidade”, disse.