Secretaria da Saúde faz balanço positivo do “Dia V” de Multivacinação

A Secretaria de Saúde divulgou na manhã desta segunda-feira (18), o balanço da campanha de atualização das cadernetas que está sendo realizado desde o dia 01 de Outubro e prossegue até 29 de Outubro. Até o momento mais de 500 crianças e adolescentes receberam as doses das vacinas que faltavam em suas cadernetas. A campanha de multivacinação oferece mais de 18 tipos de vacinas contra diversas doenças.

O prefeito Cido Ferrari salientou que: “o Brasil é sempre bem-sucedido nestas campanhas, e graças a este grande trabalho, em Matão, conseguimos manter o controle das doenças graves e contagiosas. Aproveito mais uma vez para saudar nossos profissionais da saúde que atenderam ao chamado e estiveram de plantão por mais um grande dia de mobilização em defesa da vida”, encerrou o Prefeito.

Do total do público vacinado, 188 crianças tinham menos de um ano de idade; 165 tinham entre 1 e 4 anos; e 186 tinham entre 5 e 15 anos de idade.“No sábado (16), oito das nossas unidades estiveram abertas para receber a população nesta importante campanha”, disse o secretário de Saúde Ademir de Souza que acompanhou o trabalho das equipes do Centro de Saúde II.

A campanha tem o objetivo de chamar a atenção dos pais e responsáveis das crianças e adolescentes de 0 a 15 anos, dando a oportunidade de atualizar a caderneta conforme a avaliação dos profissionais de saúde.

Desde o dia 01 de Outubro quando começou a campanha, 721 crianças e adolescentes foram levados até as unidades de Saúde de Matão. Após a avaliação dos profissionais, 539 cadernetas foram atualizadas com aplicação de vacinas, conforme a necessidade de cada um. “Isso demonstra a importância da campanha, afinal, estamos garantindo a imunidade de nossas crianças contra doenças graves e contagiosas”, finalizou o Secretário.

Vacina contra a COVID

Nesta semana as Unidades de Saúde continuam aplicando as vacinas contra a Covid-19. . De acordo com Ademir de Souza, Secretário de Saúde, o município já atingiu a marca de 129.014 doses de vacinas aplicadas.

Destas, 68.809 são de pessoas que tomaram a primeira dose, enquanto 54.925 receberam duas doses, e mais 2.232 pessoas tomaram a dose única.

Ainda segundo o Secretário, 3.048 pessoas tomaram a terceira dose. “Estamos avançando bem e já conseguimos atingir 81,85 % da população com pelo menos 1 dose, sendo mais de 70% da população que já completou ciclo vacinal. Enfatizo aos que ainda não tomaram a vacina para que compareçam em nossas unidades, o mais breve possível. Está mais do que provado que todas as vacinas são importantes, e neste caso da Covid-19 é notório que, após a população vacinada houve a queda das internações e de óbitos, e graças a Ciência, estamos conseguido combater este vírus”, finalizou o Secretário.