Vacinação contra a Covid-19 continua em Matão

A Prefeitura de Matão, através da Secretaria Municipal da Saúde, vem mantendo a programação de aplicação das vacinas contra o coronavírus. Nesta semana, podem vacinar os adolescentes e jovens entre 12 e 17 anos com a vacina Pfizer, porque foi adiantado o calendário.

“Seguimos atentos ao sistema de vacinação do nosso município organizado pela Secretaria da Saúde, após as orientações do Ministério e da Secretaria de Estado da Saúde e, conforme as pessoas têm se imunizado, notamos que automaticamente começam a diminuir as internações e consequentemente os óbitos. Estamos no caminho certo, cuidando das pessoas!” Avaliou o prefeito Cido Ferrari.

No início do processo de vacinação contra a Covid-19, a vacina Pfizer era aplicada com um intervalo de 3 meses entre a primeira e a segunda dose, sendo que posteriormente, esse período foi reduzido para 8 semanas. Assim, todos aqueles com idade entre 12 e 17 anos, que tomaram a primeira dose há mais de 8 semanas, podem procurar a unidade, onde receberam a vacina para a aplicação da segunda dose da Pfizer.

Os pacientes que têm entre 18 e 24 anos de idade, que tomaram a primeira dose da vacina AstraZeneca, também podem ir até o Posto de Saúde para tomarem a segunda dose.

Todas as pessoas acima de 60 anos que já tomaram a segunda dose há mais de 6 meses, podem também procurar a unidade, onde tomaram a vacina para receberem a dose de reforço, ou seja, a terceira dose.

Segundo o Secretário da Saúde Ademir de Souza, a Prefeitura continua também convocando as pessoas acima de 12 anos, que ainda não tomaram nenhuma dose, a procurarem a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de suas casas. “Está mais que comprovado a eficácia da vacina no combate ao coronavírus! Somando a eficácia as demais medidas de contenção, a gente se depara com a principal ferramenta, a qual podemos usar, para reduzir internações e evitar as mortes mundo afora. Vamos vacinar! Vacina é vida!”, encerrou o Secretário.