Vitrine de uma cidade industrial: projeto de quase R$ 50 milhões do novo Senai Matão será apresentado

Na manhã de segunda-feira (20), está prevista uma solenidade oficial de apresentação do projeto da nova unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Matão). O evento acontecerá a partir das 8h00, na área doada pela Prefeitura de Matão destinada à construção no novo prédio, localizada no residencial Nova Aurora, ao lado da Rodovia Faria Lima. O projeto previsto para a área de 35.936,51 metros quadrados está avaliado em R$ 40 milhões em obras e mais R$ 9 milhões em equipamentos de alta tecnologia que atenderão os cursos já existentes e outros que serão implantados ao longo do tempo, já que o principal objetivo é ampliar a capacidade da oferta de formação contínua.

A convite do prefeito Cido Ferrari e de um grupo de empresários de Matão que fazem parte do Ciesp que estão à frente deste projeto, está confirmada a presença de Paulo Skaf, atual Presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), do Serviço Social da Indústria (Sesi-SP), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP), do Instituto Roberto Simonsen (IRS) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SP) e 1º vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Para definir os últimos ajustes deste encontro, uma reunião foi realizada no Gabinete da Prefeitura de Matão, entre o prefeito Cido Ferrari e o secretário de Administração, Fazenda e Controle Interno, Willian Di Gaetano Bassi, que receberam os empresários que fazem parte da diretoria do Ciesp de Matão, entre eles, Alex Antoniosi, Walter Baldan Filho, Roberto Luiz Cadioli e João Carlos Marchesan, presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ). Também participaram o diretor do Senai de Matão e Araraquara, Paulo Sassi e a gerente regional do Ciesp, Gisele Costa.

“Estamos vivendo um momento muito importante na história do nosso município. Esta escola representa a força industrial da nossa cidade para a economia do país. Um planejamento que gerou frutos em pouco tempo do nosso governo, graças a boa vontade e o protagonismo dos nossos empresários envolvidos neste projeto de desenvolvimento e renovação tecnológica, afinal, este é o conceito do Senai e o objetivo de uma cidade que comporta algumas das maiores e mais importantes empresas metalúrgicas e alimentícias deste país. Será o cartão-postal de uma das entradas de Matão e uma vitrine de capacitação da indústria matonense e competência profissionalizante”, destacou o prefeito Cido Ferrari.

Senai Matão

Fundado em 1996, o SENAI Matão foi criado para suprir as necessidades das empresas da cidade e região assim como as da comunidade. O Centro de Treinamento Senai “Oscar Lúcio Baldan” funciona hoje em um prédio de 1.969 metros quadrados de área construída no Jardim Buscardi, tendo uma extensão na Incubadora de Empresas.

A unidade de Matão oferece os cursos de Aprendizagem Industrial de Metalmecânica (Mecânico de Usinagem, Mecânico de Usinagem Convencional e Técnico em Fabricação Mecânica); Metalurgia (Caldeireiro); Vestuário (Costureiro Industrial do Vestuário); Logística (Almoxarife e Técnico em Logística); Eletroeletrônica (Eletricista Industrial); Automotiva (Mecânico de Manutenção de Máquinas Agrícolas e Veículos Pesados).